Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Núcleo Regional de Ofiologia

Área do conteúdo

Histórico

O Núcleo regional de Ofiologia da UFC foi criado através da Portaria no. 753-UFC em 12 de Novembro de 1987 sob administração dos professores José Santiago Lima-Verde e Paulo Cascon. A criação do Núcleo Regional de Ofiologia de Fortaleza, como foi denominado inicialmente, deu-se através do Programa Nacional de Ofidismo do Ministério da Saúde, Secretaria de Zoonose do Governo do estado do Ceará e Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de manter serpentes peçonhentas regionais e envio de veneno para grandes centros de produção de soro, como o Instituto Butantan, Instituto Vital Brazil e Fundação Ezequiel Dias.

Dois anos mais tarde, através da Portaria no. 049/89-UFC, o NUROF passou à denominação de Laboratório Regional de Ofiologia – LAROF e foi transferido administrativamente para a Pró-Reitoria de Extensão. Além das atividades de extensão, que incluíram diversos cursos para evitar acidentes ofídicos e treinamentos para técnicos das redes de saúde estadual e municipal, foram desenvolvidas diversas atividades de ensino e pesquisa no LAROF. No período de 1989 a 2003 foram produzidos 37 artigos científicos, três teses de doutorado, seis dissertações e quatro monografias. A contribuição científica do LAROF para o desenvolvimento da Herpetologia Nacional, em especial da Caatinga, é notável. Além da ampliação da distribuição geográfica de espécies amazônicas para os Brejos de Altitude e descrição de aspectos biológicos para diversas espécies de serpentes, houve a descrição de novas espécies, como Erythrolamprus mossoroensis e Chthonerpeton arii.

No ano de 2003, com a aposentadoria do Prof. Lima-Verde, o LAROF passa para a coordenação da Profa. Diva Maria Borges-Nojosa, que retorna a denominação de Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC) e o transfere administrativamente para o Centro de Ciências. Assim como seu antecessor, as contribuições da Profa. Diva são impressionantes e fazem do NUROF-UFC referencia na Herpetologia, com mais de 110 publicações (entre artigos científicos, livros e capítulos de livros), incluindo a descrição de diversas espécies como Adelophryne baturitensis, A. maranguapensis e Atractus ronnie. Além das atividades de pesquisa, diversos projetos de extensão voltados ao treinamento e manejo de animais peçonhentos, bem como a divulgação científica com palestras e visitas da comunidade estudantil são realizadas no NUROF-UFC. Merece destaque, ainda, a formação profissional, com 35 monografias de graduação, 24 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado, muitas delas em andamento.

Atractus ronnie

Devido a aposentadoria da Profa. Diva em 2019, o Prof. Robson W. Ávila é designado como diretor do NUROF-UFC, cujo corpo técnico é composto também pelas técnicas-administrativas Castiele Holanda Bezerra (bióloga) e Roberta da Rocha Braga (Médica-Veterinária) que continuam desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Acessar Ir para o topo